A autoestima é a opinião que você tem sobre você mesmo e sobre suas habilidades. Pode ser alto, baixo ou algo intermediário. Embora todos ocasionalmente tenham dúvidas sobre si mesmos, a baixa autoestima pode deixá-lo inseguro e desmotivado. Você pode ser capaz de identificar algumas coisas que estão afetando sua opinião sobre você, talvez você esteja se sentindo solitária ou em uma relação infeliz (você pode salvar a sua relação, baixe o e-book grátis).
A boa notícia é que você tem bastante controle quando se trata de aumentar seu nível de autoestima. Existem mudanças simples e concretas que você pode fazer e que desafiam sua mente e seu corpo. Uma dessas mudanças é tomar medidas para reduzir o pensamento negativo e construir pensamentos positivos e encorajadores sobre a pessoa que você é e pode ser.
De qualquer forma, se você está se perguntando como melhorar sua autoestima, aqui estão algumas de nossas principais dicas.
Então, como ter mais autoestima?
1- Seja legal com você mesma
Aquela vozinha que diz que você está feia é muito mais poderosa do que você imagina. Faça um esforço para ser gentil consigo mesma e, se cometer um deslize, tente desafiar quaisquer pensamentos negativos. Uma boa regra é falar consigo mesma da mesma maneira que falaria com seu parceiro. Isso pode ser muito difícil no início, mas a prática leva à perfeição.
Tente: escreva três coisas que você gosta em você.
2- Você faz você mesma
Comparar-se com outras pessoas é uma maneira infalível de começar a se sentir péssima. Tente se concentrar em seus próprios objetivos e realizações, em vez de compará-los com os de outra pessoa. Ninguém precisa desse tipo de pressão!
3- Comece a se mexer
O exercício é uma ótima maneira de aumentar a motivação, praticar o estabelecimento de metas e construir confiança. O suor também indica ao corpo a liberação de endorfinas, os hormônios do bem-estar.
4- Ninguém é perfeito
Sempre se esforce para ser a melhor versão de si mesmo, mas também é importante aceitar que a perfeição é uma meta irreal.
5- Lembre-se de que todos cometem erros
Você tem que cometer erros para aprender e crescer, então tente não se machucar se esquecer de apertar CTRL + C em uma tarefa superimportante. Todo mundo já esteve lá e já cometeu erros.
6- Concentre-se no que você pode mudar
É fácil ficar presa a todas as coisas que estão fora de seu controle, mas não vai conseguir muito. Em vez disso, tente concentrar sua energia em identificar as coisas que estão sob seu controle e ver o que você pode fazer a respeito. Leia mais sobre como você pode aceitar coisas que estão fora de seu controle e aceite o que não pode mudar.
Tente: escreva uma coisa com a qual você não está satisfeita e três maneiras de alterá-la.
7- Faça o que te deixa feliz
Se você passar o tempo fazendo coisas de que gosta, é mais provável que pense positivamente. Tente programar um pouco de seu tempo todos os dias. Seja o tempo gasto lendo, cozinhando ou simplesmente dormindo um pouco no sofá, se isso te deixa feliz, reserve um tempo para isso.
8- Comemore as pequenas coisas
Você se levantou na hora esta manhã. Ponto positivo. Você fez seus ovos com perfeição. Ponto positivo. Comemorar as pequenas vitórias é uma ótima maneira de construir confiança e começar a se sentir melhor consigo mesma.
Tente: escreva três coisas que você fez bem no final de cada dia.
9- Seja uma boa amiga
Ser prestativa e atenciosa com as outras pessoas certamente aumentará o humor delas, mas também fará com que você se sinta muito bem consigo mesma.
10- Cerque-se de um esquadrão de apoio
Encontre pessoas que a façam sentir-se bem consigo mesma e evite aquelas que tendem a desencadear o seu pensamento negativo.
Tenha uma dose de endorfina diária. Experimente correr ao redor do quarteirão, nadar no mar (se você mora perto) ou dançar na sua casa com a sua música favorita.
Me siga nas redes sociais para dicas diárias. 😉