Pedimos a nós mesmos que nos apaixonemos muitas vezes, sempre pela mesma pessoa e sonhamos achando que quando há amor, tudo vai ser leve e fácil, mas a realidade é que o casamento exige muito compromisso e trabalho duro diariamente.

A noção de que “amor e casamento andam atados e ligados” ainda é difundida, mas os argumentos contra ela estão ganhando força. Abordar esses argumentos requer esclarecer o que entendemos por amor essencial e profundo, então nos perguntamos o amor é essencial em um casamento?

amor é essencial

O amor e o casamento

Filmes feitos, mais canções cantadas sobre amor e paixão do que sobre qualquer outro assunto.
Para compreendê-lo, o amor deve ser experimentado. Aaahh, que experiência maravilhosa! Ele captura o coração dela, ela captura o dele; há uma vitória mútua e rendição para ambos.

Para algumas pessoas, apaixonar-se é um encontro mágico, algo que parece acontecer à primeira vista. Para outros, é uma crescente afinidade e atração por outra pessoa, como flores que desabrocham e se transformam em um lindo buquê. Embora o primeiro tipo de amor também possa florescer como o segundo, muitas vezes é meramente glandular, um tipo de amor de algodão doce que não tem substância. Embora possa começar com abraços quentes em clareiras iluminadas pela lua, logo pode esfriar à medida que as memórias da lua-de-mel se desvanecem e a familiaridade se torna crítica.

Quando o casamento é baseado apenas nisso, as partes logo se cansam uma da outra. Há uma ruptura e um divórcio, e uma nova atração física mais fresca surge com outro casamento, que por sua vez pode durar apenas até que também se torne obsoleto.

O amor batalhado diariamente não é apenas atração física, mas também fé, confiança, compreensão e parceria. É devoção e companheirismo, paternidade, ideais e padrões comuns. É limpeza de vida, sacrifício e altruísmo. Esse tipo de amor nunca se cansa nem diminui. Ele vive através da doença e tristeza, através da prosperidade e privação, através de realizações e decepções.

amor é essencial

A sociedade mostra um amor falso

O amor eterno, o casamento eterno e as famílias eternas são fundamentais. No entanto, todo casal encontrará algumas lutas em sua jornada em direção a esse destino glorioso. Não existem casamentos perfeitos no mundo porque não existem pessoas perfeitas.

Mas nossa sociedade nos ensina que amor é lindo e fácil, quando na verdade é preciso trabalhar diariamente para manter o amor na relação e no casamento.

Nutrir nosso casamento em direção à perfeição e como manter o romance ao longo do caminho não é super fácil, mas é preciso e é gostoso. Ninguém precisa nunca “deixar de amar”. O desapaixonamento é um mito astuto que causa muitos corações e lares partidos.

A família está se desintegrando em todo o mundo. Os velhos laços que unem pai, mãe e filhos estão se rompendo por toda parte. Devemos enfrentar isso em nosso meio. Existem muitos lares desfeitos entre os nossos. Mas não podemos fazer melhor? Claro que podemos e devemos.

Muitos acreditam que o amor é uma condição, um sentimento que envolve 100% do coração, algo que acontece com você. Eles desassociam o amor da mente.

E o amor entre os cônjuges, que envolve os elementos adicionais de romance e intimidade? Esse princípio de arbítrio e amor, ou a ordem de amar, também se aplica ao casamento?

Muitos acreditam que o amor é uma condição, um sentimento que envolve 100% do coração, algo que acontece com você. Eles desassociam o amor da mente.
E o amor entre os cônjuges, que envolve os elementos adicionais de romance e intimidade? Esse princípio de arbítrio e amor, ou a ordem de amar, também se aplica ao casamento?

amor é essencial

Amor por decisão, torna o amor essencial

Amor por decisão, este é o amor que deve ser aplicado no casamento, na família e com o próximo. Um casamento baseado neste tipo de amor torna-se o mais romântico de todos, gerando eternos sentimentos de ternura entre marido e mulher. Também deve ser óbvio que a dor de cabeça que leva ao divórcio pode ser causada pelos traços negativos.

Assim, vimos que enquanto uma pessoa pode “se apaixonar” por um cônjuge por emoção, o marido ou esposa progride e floresce no amor por decisão.

É quase engraçado observar um jovem casal solteiro apaixonado. Depois de passarem um dia inteiro juntos, eles estão juntos novamente ao telefone naquela mesma noite. É uma tortura absoluta para eles serem separados. Mesmo em seus pensamentos, dificilmente conseguem se concentrar em outra coisa. O amor começa a atrapalhar seus estudos ou trabalho. Todo o resto na vida se torna um incômodo e uma interrupção que os mantém separados até que possam estar juntos novamente. Em suas mentes nunca houve, na história do mundo, um amor mais verdadeiro do que o deles. Chamamos esse nível de intensidade antes do casamento de “paixão”.

Depois que eles se casam, essa intensidade diminui. Vivendo sob o mesmo teto, cada um começa a descobrir algumas características comportamentais diferentes e peculiares no outro, que não tinham visto antes. Alguns deles são irritantes. A paixão começa a desaparecer. Aqueles que confundiram paixão com amor começam a se preocupar e a se perguntar se estão perdendo o amor. “Onde está esse nível de paixão, o fogo que tive durante o namoro?” eles podem se perguntar. O relacionamento deles está passando por uma fase comum e está em uma importante encruzilhada. Se eles acreditam que perderam o amor, podem começar a se separar.

É quando uma dose de amor verdadeiro é necessária para reacender um relacionamento que está sendo testado. O amor verdadeiro pode não restaurar a mesma intensidade emocional do namoro inicial, mas ajudará o amor a permanecer vivo e florescendo. Quarenta anos depois, o vovô pode ir pescar, amar muito a vovó, mas é mais fácil suportar uma curta ausência dela do que quando era jovem, quando apaixonado pela paixão. Seu amor é mais forte, mais maduro e ainda está florescendo.

amor é essencial

Em uma palestra aprendemos: O amor é essencial no casamento

“Em um seminário, depois de falar sobre a importância de demonstrar caráter dentro da família, um homem se aproximou e disse ao palestrante: ‘Gosto do que você está dizendo, mas minha esposa e eu simplesmente não temos os mesmos sentimentos por um ao outro que costumávamos. Acho que não nos amamos mais. O que eu posso fazer?’

“’Ame-a’, respondeu o palestrante.

“Ele parecia confuso. ‘Como você ama quando não sente amor?’

“’Amigo’, respondeu o palestrante, ‘amor é um verbo. O sentimento de amor é fruto do amor. Então ame sua esposa. Você fez isso uma vez, você pode fazer de novo. Ouça. Simpatize. Aprecie. É a sua escolha. Você está disposto a fazer isso?’

É claro que o palestrante estava dizendo e perguntando a esse homem se ele estava disposto a buscar dentro de si o caráter necessário para fazer seu casamento funcionar.
Todos os nossos relacionamentos seguem os contornos da vida; eles têm altos e baixos. É por isso que nossas famílias fornecem uma medida crítica de nosso caráter – e a oportunidade, repetidamente, de nutri-la.

amor é essencial

“Eu te amo” precisa ser um compromisso

Porque o amor é tanto um verbo quanto um substantivo, a frase “Eu te amo” é muito mais uma promessa de comportamento e compromisso do que uma expressão de sentimento. “Eu te amo” é uma frase que deveríamos usar em nosso lar muito mais do que fazemos. Se não ensinarmos nossos filhos a usar essa frase, eles ficarão muito incomodados com ela por toda a vida e talvez não a usem muito em seu próprio casamento ou com seus próprios filhos.

Em meu casamento antes de dormir e ao acordar eu beijo meu marido e digo: “Eu Te Amo!” é uma maneira maravilhosa de começar o dia e uma boa maneira de terminar a noite.

Você não pode “deixar de amar”, porque o amor é algo que você decide. Devemos tomar a decisão consciente de que amaremos nosso cônjuge e família de todo o coração, alma e mente; que construiremos nosso casamentos e famílias fortes e amorosos. “Não ore apenas para se casar com a pessoa que você ama. Em vez disso, ore para amar a pessoa com quem se casar.”

É somente por meio de nosso esforço constante e comprometido que tornaremos o amor que compartilhamos com nosso cônjuge uma constante por toda a eternidade.

Conheça o curso recomendado para mulheres que estão com problemas no relacionamento!

Se no seu relacionamento você vive em brigas desentendimentos e parece que nada vai para frente, você tem que conhecer este curso ainda hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Utilizamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.